Quem Somos

É através da brincadeira que os pequenos descobrem o mundo e aprendem a interagir com ele. Por isso, nosso objetivo é utilizar o ato de brincar como uma ferramenta de aprendizagem, para desenvolver de forma natural as habilidades essenciais para a formação das crianças, afastando-as do uso excessivo de eletrônicos e incentivando a convivência familiar e com outras crianças.


A Zastras é a maior rede de livros e brinquedos educativos do Brasil e seus produtos foram desenvolvidos para serem uma ferramenta complementar para estimular os pequenos a atingirem todo o seu potencial, estabelecendo uma base sólida para os anos seguintes da sua formação e garantindo a eles o acesso aos pilares do aprendizado: Conviver, Brincar, Participar, Expressar-se, Explorar e Conhecer-se.


Conviver e Brincar

Respeitar as diferenças que os colegas apresentam, sejam elas comportamentais, físicas ou culturais é essencial para que a criança possa aprender os limites do próprio espaço e a importância de suas opiniões, de forma a crescer como um adulto empático e altruísta. Brincadeiras são essenciais nesse momento, pois apresentam a oportunidade de ensinar à criança novos gestos e formas de se relacionar através de movimentos corporais além da fala.


Participar e Expressar-se

Mostrar para a criança o poder de suas opiniões e ensiná-la a opinar com propriedade ao expressar o que pensa. É através da participação que a criança poderá aproveitar a convivência com familiares e colegas, bem como os ambientes escolar e doméstico. Brincadeiras podem ser úteis também nesse pilar, ao ensinar de forma lúdica novas palavras e sentimentos que facilitarão à criança expressar seus pensamentos e entender o pensamento do outro.


Explorar e Conhecer-se

Apresentar para a criança novas possibilidades de sons, cores, movimentos e lugares desperta nela o senso de autodescoberta e autonomia e o interesse de exploração de novas possibilidades em diversas áreas. Alimentar a curiosidade da criança permite que ela aprenda a dar novos usos para gestos, palavras e objetos, além de desenvolver sua capacidade artística para expressar com maior cuidado e propriedade suas emoções e opiniões.

Com os nossos livros e brinquedos, buscamos desenvolver habilidades motoras, cognitivas, emocionais e raciocínio lógico, além de incentivar o gosto pela leitura e a expressão criativa em todas as crianças!

Saiba um pouco mais sobre as habilidades desenvolvidas


Habilidades Motoras

São as habilidades ligadas diretamente à coordenação motora e que nos permitem executar tarefas simples e complexas, e que por intermédio da exercitação passam a ser realizadas com mais facilidade e um elevado grau de qualidade.

A coordenação motora poder ser classificada em grossa ou fina, sendo a coordenação motora grossa a que envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas e a fina relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos, montar quebra-cabeças, brincar com certos jogos entre outras atividades.


Raciocínio lógico

É a capacidade de organizar e entender as diversas situações cotidianas. A utilização do raciocínio lógico na formação educacional das crianças gera pessoas críticas e com senso argumentativo. Essa habilidade prepara as crianças para circunstâncias mais complexas, tornando-as capazes de criar, interpretar, responder, chegar a uma conclusão ou resolver um problema.

Desenvolver a capacidade de associação, com conteúdo que envolva formas, cores e tamanhos é o primeiro passo para desenvolver o raciocínio lógico.


Localização espaço-temporal

É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto e direcionalidade. Jogos, brinquedos de encaixe, quebra-cabeças e brinquedos sonoros/musicais, são algumas das ferramentas para desenvolver essa habilidade fundamental.


Habilidades cognitivas

São habilidades usadas para aprender, compreender e integrar as informações obtidas através das outras habilidades. As principais habilidades cognitivas são: atenção, percepção auditiva, criatividade, habilidades emocionais, memória de trabalho e longo prazo, habilidades executivas e habilidades motoras.

Brinquedos e livros que promovam o estímulo sensorial refinam de forma gradual e contínua os cinco sentidos da criança em desenvolvimento tornando-a mais apta a enfrentar os desafios cotidianos e ajudam a desenvolver as habilidades cognitivas.


Habilidades de leitura

São um conjunto de habilidades que nos permitem ir além da leitura do texto, permitindo sua melhor compreensão. A descoberta de novas palavras amplia o vocabulário e melhora a comunicação, tanto escrita como oral.

Além disso, ler com uma criança e/ou compartilhar livros com ela, especialmente os ilustrados e interativos, estimula o gosto pela leitura e favorece o aprendizado, a busca de novos conhecimentos, além de fortalecer o vínculo afetivo.


Habilidades emocionais

São habilidades importantes para a as crianças aprenderem a lidar com seus sentimentos, sua relação consigo mesmo e com os sentimentos em relação às outras pessoas. Essas habilidades envolvem gerenciar emoções, manter relações sociais positivas, tomar decisões responsáveis, ter motivação, reconhecer as próprias emoções e as emoções de outras pessoas e demonstrar empatia.

Além disso o desenvolvimento dessas habilidades ajuda a criança a entender a importância de compartilhar e do trabalho em grupo.


Habilidades artísticas

São experiências que despertam a curiosidade das crianças e ampliam seu conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e entrando em contato com formas diversas de expressão artística, servindo assim de inspiração e permitindo que experimentem novas ideias.

A exposição à arte, música, dança e outras manifestações artísticas são importantes para desenvolver a criatividade e despertar a imaginação e atividades ou brincadeiras que reproduzem o mundo dos adultos ajudam a criança a interpretar o mundo, desenvolve o pensamento abstrato e as prepara para o futuro.